6
13

Garanta sua dedução no IR 2020

Mais um ano está chegando ao fim, e você tem mais uma oportunidade de começar um novo ano aderindo um plano de previdência privada que vai te trazer mais tranquilidade no futuro. Se for para economizar ainda mais, melhor. Acompanhe para saber como proceder!

Modelo de plano

Existem dois modelos de planos de previdência privada:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre);
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre);

A dedução de até 12% em cima da renda tributável só vale para você que optar pelo modelo PGBL, outro fato importante a ser considerado, para que isso aconteça, você deve fazer a declaração completa do IR, não vale utilizar o modelo simplificado.

Se você optar pelo modelo VGBL, ou fazer a sua declaração do Imposto de Renda pelo modo simplificado não vai poder aproveitar a dedução do imposto.

Declaração completa X simplificada

Antes de optar pelo tipo de plano de previdência privada, é preciso fazer uma análise e entender se é mais vantajoso, fazer a declaração de Imposto de Renda completa ou simplificada. Veja quais são as diferenças entre elas:

Modelo completo: é mais indicado para pessoas que tem muitas despesas para deduzir, por exemplo: gastos com plano de saúde, educação, dependentes, pensão alimentícia e rendimentos de aluguéis.

Modelo simplificado: aqui você faz o uso do desconto padrão na declaração, deste ano o desconto foi de 20% sobre a base de cálculo, o limite foi de R$ 16.754,34.

Então, é preciso analisar qual delas se encaixa na sua realidade, quem pode optar pela declaração completa IR, tem o benefício da dedução dos aportes realizados em um plano de previdência privada na modalidade PGBL, em até 12% da renda bruta tributável.

Leia mais sobre como pagar menos imposto com a sua previdência privada neste artigo da XP.

Fique atento ao prazo para investir esse ano!

Sim, existe um prazo para investir e poder fazer o uso da dedução do IR. A contratação do plano deverá ocorrer até o dia 15 de dezembro, com o debito ou pagamento do boleto devendo ocorrer até o dia 24 de dezembro.

Escolher um plano de previdência com certeza gera muitas dúvidas, a sua escolha depende do tipo de investidor que você é. Faça a escolha certa analisando todas as possibilidades e aproveite para garantir sua dedução no IR de 2020.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply