Informação: horas depois de publicarmos este artigo – e possivelmente em virtude dos acessos provenientes do mesmo -, o “simulador de de longevidade” foi removido do ar. “Com o intuito de aprimorarmos o simulador e melhor atender o nosso público, retiramos temporariamente do nosso portal. Em breve, retornaremos com novidades”, respondeu o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon a um e-mail do Com Futuro sobre a remoção. Alteramos o link abaixo para a página de simuladores da entidade, para onde a ferramenta citada deve retornar.

Quer saber a sua expectativa de vida? O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon tornou disponível um “simulador” que sugere até quando a pessoa irá viver com base em seu estilo de vida, histórico familiar e outros dados. A ferramenta online também projeta o quanto ela deverá acumular para ter a renda desejada na aposentadoria – leia-se: tornar-se independente do trabalho.

Basta cerca de três minutos para preencher um questionário que promete manter as respostas “100% confidenciais e criptografadas” (o resultado chegará por e-mail). As perguntas são relacionadas com idade, peso, exercícios físicos, bebida, cigarro e também níveis de estresse e humor, segurança no trânsito, histórico de saúde familiar.

Expectativa de vida “financeira”

A última etapa tem relação com a “longevidade financeira” da pessoa. Ela deve informar a partir de que idade deseja receber uma renda que independa do trabalho – mesmo que opte por manter alguma atividade – e também e qual o valor mensal desejado. Este rendimento pode vir por exemplo de um plano de Previdência Privada.

De acordo com a página, o “simulador foi desenvolvido com base em dados internacionais sobre interferências na expectativa de vida individual. Esses dados foram combinados e adaptados para a realidade brasileira”. O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon é uma instituição sem fins lucrativos que tem a “missão de discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil”.

Clique aqui para experimentar o simulador de longevidade.