1

Gastos com saúde preocupa mais que câncer no Brasil

A dificuldade financeira para comprar remédios e tratamentos de saúde é a principal preocupação da população ao atingir 70 anos. Este é o principal resultado da pesquisa “Percepção dos Brasileiros sobre Temas de Saúde”, conduzida pelo Instituto Datafolha no começo de abril.

Ter dificuldade com gastos relacionados à saúde apareceu na frente até mesmo de doenças como o câncer, que ficou em segundo lugar na pesquisa. Em seguida, veio dificuldades de locomoção (decorrentes de problemas na “coluna”).

Foram entrevistadas 2.087 pessoas a partir de 16 anos, de todas as regiões brasileiras. Do total de pessoas ouvidas, 68% ream economicamente ativas, 20% assalariadas (com registro),11% desempregadas a procura de emprego e 11% viviam na informalidade.

Menor escolaridade = menor preocupação

A preocupação é ainda maior entre as mulheres (26% contra 19% dos homens), moradores de regiões metropolitanas e pessoas economicamente ativa. Curiosamente, entre a população de menor escolaridade (até ensino fundamental) e menor renda (classes D/E), a preocupação em relação aos gastos com saúde era menor.

O estudou demonstrou ainda que 39% dos entrevistados atribuiam a si próprios a responsabilidade pela sua própria saúde. Quando estimulados a apontar outros responsáveis; citaram médicos, governo, família e plano de saúde.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply