Atualmente, as pessoas estão começando a se preocupar com o futuro, pois quem não se preocupar, deverá se arrepender muito depois. Normalmente, essa preocupação é com a época da inatividade, da aposentadoria. Assim, o pensamento é projetado para uma velhice que esperamos seja sempre com uma estabilidade financeira razoável.

Previdência significa prevenção, resguardo. É um sistema criado para assegurar que os trabalhadores contribuintes tenham uma reserva estável no futuro para si mesmo e sua família. É como se fosse uma poupança extra, onde os trabalhadores investem todo mês um valor específico por um período pré-determinado, ao final desse processo podem resgatar esse investimento e desfruta-lo da forma como desejarem.

Previdência Fechada

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), são entidades que são acessíveis a empregados vinculados a alguma empresa, entidade de classes ou associações. Também conhecidas como Fundos de Pensão, são constituídos por patrocinadores, empresas e empregados que contribuem para a formação de reservas a fim de possibilitar pagamentos futuros de benefícios. Por não possuírem fins lucrativos, costumam ter custos e taxas de administração mais baixas.

O nome Previdência Fechada, quer dizer que somente funcionários vinculados a empresa podem ter acesso. A participação do associado é facultativa. Os fundos podem ocorrer tanto em empresas privadas como estatais.

Como Funciona a Previdência Fechada?

A previdência fechada é baseada na composição de reservas que são feitas através de contribuições mensais dos empregados e também dos empregadores. Essas contribuições são aplicadas e, somado aos rendimentos vão servir para restituir os benefícios aos participantes, quando se aposentarem. Confira as vantagens da Previdência Fechada:

  • Participação do empregador, normalmente com mesmo valor do empregado;
  • Incentivo tributário, pois normalmente é PGBL, pode abater na DIRPF;
  • Taxas amigáveis;
  • Incentivo à disciplina;
  • Diversificação de ativos;

Essa previdência somada ao benefício oficial do INSS, proporciona uma segurança e melhor qualidade de vida e equilíbrio financeiro na velhice.
Caso o contribuinte saia da empresa, tem o direito de resgatar o valor que contribuiu enquanto ainda fazia parte da empresa. O valor e as condições do resgate, tanto da parte depositada pelo empregado quanto da parte depositada pelo empregador, variam de empresa para empresa e essas regras deverão ser verificadas no momento que o empregado fechar o contrato.

Nesse modelo de plano, quando a pessoa se aposenta e continua trabalhando em outro local ela continua recebendo o benefício mensalmente.
Como você pode constatar, investir em previdência fechada é uma excelente opção de investimento, especialmente falando em resgate a longo prazo. Porém, como todo investimento possui riscos, mesmo que sejam reduzidos. É aconselhável buscar informações junto a seguradoras e órgãos financeiros para sanar todas as suas dúvidas.