3
3

Saiba quais as vantagens da previdência privada

Os fundos de Previdência Privada tem uma série de vantagens quando comparados aos tradicionais, e elas se tornam cada vez mais atrativas com o passar do tempo. É importante, portanto, o investidor pensar em investir por prazos longos neste tipo de produto.

Vamos dividir as vantagens da Previdência Privada em duas categorias: as que tem impacto na rentabilidade do fundo e as que influenciam no planejamento sucessório:

VANTAGENS NA RENTABILIDADE

  • Não tem COME-COTAS (IR na fonte)!

“Come-cotas” é o apelido que se dá para uma antecipação no recolhimento do IR em fundos de investimento de diversos tipos, como multimercados e renda fixa. No decorrer dos anos, o “come-cotas” acaba influenciando no resultado da rentabilidade. No caso da previdência, esta parcela não é retirada e fica ali rentabilizando até o momento do resgate.

  • Dedução do Imposto de Renda!

Para conseguir esta dedução, o investidor deve contribuir para o INSS e fazer a declaração completa do imposto de renda.

  • Alíquota menor de IR!

Fazendo a escolha pela Tabela Regressiva, a alíquota do IR chega a 10% depois de 10 anos.

  • Portabilidade sem perdas!

Contribuintes de previdência privada podem se beneficiar da portabilidade entre planos.

Se você tiver um fundo que não está “performando” e quiser trocá-lo por outro, ou ainda, trocar a classe do mesmo (renda fixa para multimercado, por exemplo, ou vice-versa), você pode fazer isso através da portabilidade.

VANTAGENS NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

  • Liquidez!

Em caso de morte do titular do plano, o pagamento da reserva acumulada para os beneficiários ocorre até 30 dias depois da entrega da documentação exigida pela seguradora. Esta liquidez é de extrema importância para os beneficiários, poderem arcar com as despesas correntes, inclusive do próprio inventário.

  • Flexibilidade Sucessória, sem inventário!

A Indicação de beneficiários é livre, desde que respeitada a legítima (50% do patrimônio destinada aos herdeiros legais). Por não precisar passar por inventario, há uma significativa economia com custos advocatícios, cartorários e judiciais.

  • Sem imposto de transmissão (em alguns estados)!

Os planos de previdência privada foram concebidos com a isenção do imposto de transmissão (ITCMD). Alguns estados começaram a questionar esta medida e implementar a cobrança do imposto. Alguns outros estados já se manifestaram pela não cobrança do imposto e outros ainda não se posicionaram.

Já existem discussões judiciais neste sentido e provavelmente teremos que esperar pela consolidação de jurisprudência sobre o assunto.

Além de todas estas vantagens o investimento em previdência privada pode ser realizado em contribuições esporádicas ou mensais, por meio de débitos AUTOMÁTICOS na conta bancária. Esta possibilidade pode ajudar bastante o investidor na disciplina para poupar e constituir sua reserva para a aposentadoria.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply