2
2

Vale a pena empreender na “maturidade”?

A expectativa para se aposentar parece um sonho prestes a se tornar realidade para milhares de brasileiros. Em contrapartida, muito se fala em empreendedorismo na maturidade. Por que tantas pessoas que deveriam estar tranquilas depois de se aposentar decidem abrir seus próprios negócios? Leia todo esse artigo e conheça as vantagens de se tornar um empreendedor na maturidade.

Mais experiência

A terceira idade é a fase em que acumulamos mais experiência e conhecimento diversos. Geralmente, o idoso sabe o que pode ou não dar certo na hora de empreender. Sua enorme bagagem de vida o faz ser um excelente empreendedor.

Por isso, o empreendedorismo na maturidade costuma dar mais certo. A experiência de vida e a superação de obstáculos ao longo dela, fazem o idoso ser muito mais cauteloso na hora de abrir um empresa.

Rede de contatos maior

Depois de tantos anos de trabalho no mercado, é bem provável eu o idoso tenha um extenso networking, algo que é fundamental em qualquer área, certo?

Com uma rede de contatos extensa, fica muito mais fácil o empreendedorismo na maturidade. A combinação de experiência de mercado com um extenso networking aumenta bastante as chances de firmar ótimas parcerias de sucesso.

Menos tempo ocioso

Empreender na terceira idade diminui bastante o tempo ocioso de quem está aposentado. O ócio entre os idosos é grande e isso pode levar ao desenvolvimento de várias doenças com depressão.

Nesse caso, o empreendedorismo na maturidade vai além da geração de uma renda extra. Fazendo o que gosta e que dá prazer, o idoso tem menos tempo ocioso e pode se sentir mais útil no dia a dia. Empreender nessa fase pode ser mais um hobby do que uma obrigação.

Mais geração de emprego

Essa é mais uma vantagem do empreendedorismo na maturidade. Dependendo do tamanho do negócio, o idoso pode até contribuir para a geração de emprego e renda em sua cidade. Tudo isso fortalece e muito a economia de um país.

Essa também pode se um ótima oportunidade de estímulo para outros aposentados a fazer o mesmo e entrar na ativa novamente.
O idoso que é aposentado tem muito menos preocupações com renda do que os jovens, podendo em muitos casos, até ajudá-los com uma chance de novo emprego.

O empreendedorismo na maturidade deve ser encarado com algo sério e que traz diversas vantagens para toda a sociedade.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply