4
16

saiba quais são as vantagens dos fundos imobiliários

O investimento nos fundos imobiliários tem crescido bastante nos últimos anos, pois apresentam vantagens que você não vai encontrar em outros investimentos. Se você já investe, ou está pensando em investir nos FIIs, venha conhecer as vantagens do fundo imobiliário, e comece a investir agora mesmo!

Os fundos imobiliários são adquiridos através das cotas, e qualquer investidor pode fazer a aquisição. Cada fundo vai aplicar os recursos investidos pelos cotistas em determinados empreendimentos, que podem ser: shopping centers, edifícios comerciais, galpões logísticos, etc.

A maneira de investir no FII, é parecida com a compra de ações, já que o fundo tem suas cotas negociadas na bolsa de valores. A aplicação neste tipo de fundo é prática e rápida e permite a entrada de pequenos investidores nesse mercado. Vamos às vantagens:

Investimento acessível

Se você quiser comprar um imóvel, vai ter que investir uma elevada quantia. Por este motivo é muito comum você encontrar um % elevado desta classe de ativos no patrimônio dos investidores. A primeira vantagem de investir nos fundos imobiliários é a possibilidade de aplicação a partir de pequenos valores, possibilitando acesso a todos os investidores.

Liquidez

Com o crescimento deste segmento, os fundos existentes estão cada vez maiores e mais líquidos. Sendo assim, o dia que você quiser se desfazer do investimento, poderá fazer a venda através da bolsa de valores para ter acesso ao seu dinheiro.

Isenção no imposto de renda

Os FIIs são obrigados a distribuir para o investidor 95% dos seu lucro via dividendos. Essa distribuição é isenta de imposto de renda. Porém, você só será isento do imposto de renda se possuir menos que 10% do total das cotas em um único fundo, o produto deve estar listado na bolsa de valores, e o fundo deve conter pelo menos cinquenta cotistas.

Diversificação

Quando você compra uma sala comercial ou apartamento para aluguel, você tem um único ativo em determinado local e com um único inquilino.

Através dos fundos imobiliários, você pode ser dono de uma fatia de vários prédios, em localidades diferentes e locados para diversos inquilinos.

Veja também um panorama do segmento de lajes corporativas

Qualidade dos inquilinos

Em geral, os FIIs alugam seus imóveis para grandes empresas. Assim, o risco de eventuais problemas com os inquilinos reduz significativamente.

Gestão profissional

Ter conhecimento e tempo para encontrar boas oportunidades de investimentos em imóveis, não é tarefa fácil, não é mesmo? Os gestores facilitam essa etapa, eles estudam o mercado e vão buscar as melhores oportunidades de investimento, reduzindo assim os riscos e potencializando os retornos. Além disso, estão sempre busca de modernização do portfólio, que podem ser realizadas através de atualizações do portfólio, retrofit dos empreendimentos e etc..

Proteção contra a inflação

Os fundos imobiliários contam com a proteção contra a inflação. Os valores dos aluguéis contam com uma correção por algum índice de preços, como o IGP-M ou IPCA, o que vai permitir que o patrimônio dos investidores mantenha o seu poder de compra.

Os juros atualmente baixos e expectativa de recuperação econômica, favorecem o investimento nesta classe de ativos. Lembre-se sempre de em primeiro lugar planejar seus investimentos, e mantenha-se fiel ao seu perfil de Investidor. Mesmo apresentando muitas vantagens, o investimento em FII pode apresentar volatilidade e imprevistos no meio do caminho.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply