5
10

Você sabe o quanto paga de taxas?

É muito comum, quando você procura as agências bancárias, ou uma corretora, o gerente oferecer planos que enchem os olhos com os benefícios da previdência. No entanto, na maioria das vezes, os planos oferecidos cobram taxas exorbitantes, e algumas das vezes não se justificam.

Veja agora, quais são as taxas que você deve manter distância!

Taxa de carregamento

Algumas seguradoras cobram essa taxa alegando a necessidade de cobrir as despesas e a gestão dos fundos da previdência. Cada vez que você resgata uma porcentagem do plano ou faz um aporte, essa taxa é cobrada.

Sendo assim, o seu dinheiro é desvalorizado e acaba não sendo vantajoso fazer o plano. Por esse motivo, é ideal fugir dessa taxa e optar por planos que não a incluem. Os melhores planos de previdência atuais já não utilizam mais essa taxa.

Taxa de administração

Uma taxa muito comum cobrada por gestores de fundos de investimentos. Sua função é remunerar o gestor pelo trabalho de gerenciamento do patrimônio ou fundos do cliente, porém, é preciso ficar atento para saber se essa taxa está sendo cobrada de forma correta ou abusiva.

Outro ponto que deve ser considerado, é que uma taxa muito alta para a gestão de um único papel, pode não ser justificável. Então, fique atento a todas as cláusulas do seu contrato antes de assinar.

Taxas aceitáveis

Para que você não caia em armadilhas, saiba que uma taxa de administração aceitável tem que estar dentro de 2% ao ano. Acima disso, os valores já podem ser considerados abusivos. Podendo chegar em alguns casos ficar menor que a inflação.

Mesmo com as taxas, a previdência é melhor que a poupança?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que ambas as opções têm seus prós e contras, e que a rentabilidade de cada uma delas, vai depender de várias decisões que você vai precisar tomar.

Então, vamos analisar alguns fatos para te ajudar da melhor maneira a tomar sua decisão:

Poupança: por ser fácil de adquirir, e com uma alta liquidez, a poupança está enraizada em nossa cultura, porém, sua rentabilidade pode ser muito inferior quando comparada aos fundos da previdência privada.

Previdência Privada: se você pretende poupar para se aposentar, a previdência privada, mesmo com algumas taxas aceitáveis, ainda é considerada o melhor investimento. Isso porque, o valor resgatado no final é normalmente bem maior que a poupança rendida no mesmo período.

Agora que você já tem as informações necessárias sobre a taxa de carregamento e a taxa de administração, e o que é necessário para compará-las antes de adquirir um contrato, é preciso ressaltar que você deve buscar empresas reconhecidas no mercado.

Dessa maneira você evita dores de cabeça futuras, e não se esqueça de acompanhar de perto os rendimentos. Para continuar aprendendo mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar nossos próximos artigos.

Mostrar comentários

No Responses Yet

Leave a Reply